sábado, 9 de janeiro de 2010

SONHOS DE ABÓBORA

Apesar de o Natal e Ano Novo já terem passado, não tenho tido muito tempo para vir actualizar o blog e tenho montes de coisas em lista de espera.


Prometo que nas próximas semanas vou postar as pouquitas coisas que fiz, poucas em comparação com os outros anos, pois isto de andar a deitar bolos fora, não está com nada.


Este ano, não faltou nada, mas fui mais contida nas coisas que fiz.


Vou começar pelos Sonhos que fiz. Os meus primeiros sonhos na Bimby, pois apesar de já a ter há quase 3 anos, ainda não tinha amassado lá nem sonhos, nem nada parecido, porque todos os anos tanto a sogra, como a madrasta fazem sempre Sonhos ou Fritos. Este ano apeteceu-me fazer.


Deram-me uma abóbora enorme, então decidi experimentar os Sonhos de Abóbora, do novo livro da Bimby, que recebi de presente neste Natal, "Bimby - Massas e Doces".




Ingredientes:
  • Casca de 2 laranjas, só a parte colorida
  • 800 grs de água
  • 750 grs de abóbora fresca, cortada em cubos
  • 120 grs de açúcar
  • 70 grs de sumo de laranja
  • 1 ovo médio
  • 1 gema de ovo
  • 400 grs de farinha, tipo 65
  • 25 grs de fermento de padeiro fresco ou 1 saqueta de Fermipan

Coloque no copo a água, e por cima a Varoma com a abóbora e programe 25 minutos, temperatura Varoma, velocidade 1. Retire o excesso de água da abóbora e reserve. Eu cozi a abóbora num tachinho, no fogão, para não ocupar a Bimby muito tempo.

No copo limpo, deite o açúcar e a casca das laranjas e pulverize 10 segundos, velocidade 9. Junte a abóbora, o sumo, o ovo e a gema e misture 30 segundos, velocidade 5.

Junte a farinha e o fermento e programe 1 minutos, velocidade 5. Com a espátula baixe o que ficou nas paredes do copo e programe 5 segundos, velocidade 5. Retire para uma taça, tape e deixe levedar num local morno até que dobre de volume.

De seguida frite em óleo abundante, deitando cerca de uma colher de sopa de massa por sonho, em lume brando. Retire e coloque sobre papel de cozinha para escorrer o excesso de óleo. Passe os Sonhos por uma mistura de açúcar (eu prefiro o Açúcar Amarelo) e canela.

Nota: com esta receita obterá uns sonhos mais achatados. Se desejar uns sonhos mais redondos, adicione um pouco mais de farinha.

A Minha opinião: são dos melhores que já comi. Ficam mesmo muito gostosos. Ao fim de 2 dias ainda estão fofinhos. A repetir, sem dúvida.

4 comentários:

  1. Ficaram lindos.... mesmo apetitosos!!!!

    ResponderEliminar
  2. Mas que delicia de sonhos amiga....
    Pelas fotos parecem mesmo bem fofinhos...

    Beijinhos
    Liliana

    ResponderEliminar
  3. saop a minha perdiçao
    estao tao bonitos, fizeste muito bem em experimentar.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Será que alguem me pode explicar se os sonhos de abobora na Bimby podem ser feitos com abobora branca a chamada abobora porqueira? ogrigada

    ResponderEliminar

Obrigado por comentar na minha cozinha.