sexta-feira, 20 de novembro de 2009

MINI-BOLAS DE BERLIM - RECEITA BRANCA DE NEVE

De quatro em quatro meses, recebo em casa a revista de culinária Lusitana, revista esta que pertence á Branca de Neve e Espiga e que traz sempre receitas maravilhosas com estas farinhas que tanto gosto.

Este mês a revista trouxe umas receitas para elaborar na Máq. de Fazer Pão, com a farinha de Pão de Brioche, já preparada para estas máquinas. Uma delas, era esta das Bolas de Berlim.
Como tinha na despensa um pacote desta farinha para experimentar, resolvi fazer.



Ingredientes:


  • 1 embalagem (500 grs) de Farinha Pão de Brioche

  • 220 ml de água

  • óleo para fritar

  • açúcar q.b.

  • creme de pasteleiro p/ rechear (fiz o do livro Base da Bimby)

Na cuba da MFP, coloque a água e a Farinha para Pão de Brioche Branca de Neve. Seleccione e inicie o programa Massa lêveda ou Massa de Pizza.


Prepare o recheio.


Quando terminar o tempo, retire a massa da cuba para cima de uma superfície enfarinhada. Faça um rolo com a massa e corte pedaços com cerca de 70 grs. Molde 15 bolas (fiz mais pequenas, deu 20) e coloque-as num tabuleiro polvilhado com farinha. Deixe levedar até atingirem o dobro do tamanho.


Aqueça o óleo a 170º e frite as bolinhas até ficarem douradas. Escorra-as sobre papel absorvente e passe-as por açúcar. Quando arrefecerem um pouco, faça-lhes um corte e recheie-as com o creme.


Dicas:
- O óleo tem que estar pouco quente, para que as bolas fritem bem por dentro, sem ficarem logo muito escuras por fora.
- Podem rechear-se com doce, compota ou chantilly.
- A revista dá a sugestão de em vez de formarem bolinhas com a massa, fazerem Donuts. Podem esticá-la fininha com o rolo, cortar em rodelas, retirar o meio e deixar levedar. Fritar e passar por açúcar.

Recomendo que experimentem, ficam muito boas. Ficaram super aprovadas pelos gulosos cá de casa.
Beijocax.

24 comentários:

  1. Aiii que bolinhas tão boas :D
    Do q me foste lembrar! Adoroooo..
    Beijinhos doces de um óptimo fim de semana**

    ResponderEliminar
  2. Aqui no Brasil chamamos esta delícia de Sonho! Acho que o nome já explica tudo hehehe
    Divina receita!

    ResponderEliminar
  3. Também recebi essa revista a semana passada e fiquei a olhar para as Bolas de Berlim... ainda ando de pé atrás com elas!!!!

    As tuas estão excelentes, parabéns!

    ResponderEliminar
  4. JASUS!!!!!!!! manda.me POR FAVOR dessas bolas!! UAU!!! (so me falta a receita do creme de pasteleiro...) vou ver se tens aqui!

    ResponderEliminar
  5. Também recebo essas bolinhas e acho-a muito fixe..
    Agora que tenho MFP tb vou fazer :p
    Ficaram uma tentação as tuas!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. TB recebi, já vi que já testastes, ficaram excelentes.
    bjsss

    ResponderEliminar
  7. eu tambem vi essa delicia que nao fiz porque nao tenho mp

    mas hi-de dar a volta
    os teus ficaram tao bonitos:-)
    bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. bem amiga, eu ja estava com vontade de as fazer quando me falas te nelas.... mas agora que as vi... meu deus... que tentaçaoooooooooo

    aiiiiiiiii
    que ainda vai sair uma dose dessas este fim de semana....

    Adorei as tuas bolinhas , estao mesmo apetitosas...

    Beijinhos amiga
    e bom fim de semana

    liliana

    ResponderEliminar
  9. Ainda esta semana fiz bolas, mas a minha receita leva mais ingredientes, estas tuas ficaram fantásticas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Humm tb fiquei com os olhos nessas bolas qdo recebi a revista!
    ficaram lindas!
    bjs

    ResponderEliminar
  11. Que maravilha de bolas!! Adoro bolas de berlim!
    Ficaram com óptimo aspecto!!!
    Beijocas e bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
  12. Tb quando recebi a semana passada a revista passei-me!!!
    Pena que ainda não encontrei a farinha em lado nenhum!! Estará esgotado por estes lados???
    Adorei mesmo as tuas bolinhas de berlim Elsa, fico aqui a babar, já que não posso saborear,....
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Tens uma declaração de afecto no meu blog :)

    Jinhos

    ResponderEliminar
  14. hehehe e não é que as resolvi fazer no fim-de-semana...fiquei fascinada e agora depois de vêr as tuas ainda fiquei mais :D estão perfeitas ..." Óooolha a bolinha de berlimmm "

    ResponderEliminar
  15. Que bolas fantásticas ... ficaram lindas :-P

    Bjokas e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  16. Adoro bolas de berlim!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Estas ficaram com um aspecto tão guloso!!!!

    Beijocas :)

    ResponderEliminar
  17. Essa bolinhas parecem muito com os nossos sonhos aqui! Adorei! Bjinhos e um ótimo final de semana ;D

    ResponderEliminar
  18. Ficaram muito lindas as tuas bolinhas...
    por acaso tb recebo a revista.
    jinho

    ResponderEliminar
  19. Que aspecto delicioso :) Adoro essas blinhas :)

    Beijinhos grandes e bom semana

    ResponderEliminar
  20. Ai bolinhas de berlim.
    Que delicia de aspecto.
    Apetece mesmo saltar para dentro do monitor :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  21. Que bolinhas maravilhosas. Tenho a boca cheia de água uiiiiii, adoro bolas de berlim e as tuas ficaram com um aspecto tã delicioso.

    ResponderEliminar
  22. Minhas queridas, obrigado a todas pelos elogios ás bolinhas.
    Infelizmente já não há...eheh.
    Beijocas a todas.

    ResponderEliminar

Obrigado por comentar na minha cozinha.