domingo, 12 de abril de 2009

TARTE DOS 3 CHOCOLATES - BIMBY

Esta tarte já é obrigatória cá em casa, o meu marido anda constantemente a pedir-ma. É viciado nela. Quando lhe perguntei o que fazer para a sobremesa no almoço de Páscoa, ele pediu-a logo.

Tirei a receita do FórumBimby há já algum tempo. Fiz algumas alterações ao longo deste tempo, faço a base de maneira um pouco diferente e alterei as quantidades de alguns ingredientes. Aqui fica a receita de como a faço.



Ingredientes para a Base:


  • 1 pacote de bolacha maria

  • 100 grs de margarina

- Coloque as bolachas meias partidas no copo da Bimby. Triture com 3 pulsações de Turbo e depois uns segundos na velocidade 5. Junte a margarina em pedaços e programe 2 minutos a 70º, na velocidade 2,5. Deite a bolacha numa forma de mola e calque com uma colher de modo a que fique bem prensada. Leve ao frio, enquanto faz a 1ª camada de chocolate.






Ingredientes para os cremes:


  • 150 grs de chocolate negro

  • 150 grs de chocolate de leite

  • 150 grs de chocolate branco

  • 150 grs de açúcar (opcional)

  • 600 grs de natas (3 pacotes, 1 para cada camada)

  • 900 grs de leite (300 grs para cada camada)

  • 3 pacotes de Cuajada Royal (1 para cada camada)

- 1ª camada: Coloque no copo o chocolate negro partido em pedaços, 75 grs de açúcar, 1 pacote de natas (200 grs), 300 grs de leite e um pacote de Cuajada. Programe 5 minutos a 90º, na velocidade 3 e com uma mão segura o copinho e com a outra a Bimby, pois esta vai trepidar muito até o chocolate começar a desfazer-se (mais ou menos 1 minuto).


- Retire a forma do frio e coloque-a na bancada, onde não a tenha que mover até ao final da adição das camadas. Com uma colher de sopa a aparar o creme (para que este não esburaque a bolacha) vá deitando o preparado para dentro da forma.



- 2ª camada: enxague e seque o copo. Deite o chocolate de leite aos pedaços, 50 grs de açúcar, 1 pacote de natas, 300 grs de leite e um pacote de Cuajada. Programe 5 minutos a 90º, na velocidade 3. Enquanto este está na Bimby, a 1ª camada vai solidificando. A Cuajada ajuda a que a camada fique sólida mais depressa. Quando a 2ª acaba de fazer, faça uns riscos com o garfo na superfície da que já está sólida antes de deitar o creme, para que este agarre melhor e não se separe ao desenformar. Verta o 2º creme usando a colher de sopa como base para não esburacar.



- 3ª camada: deite no copo enxaguado e seco, o chocolate branco em pedaços, 1 pacote de natas, 300 grs de leite e 1 pacote de Cuajada. Terminando repita o processo de riscar com o garfo e deitar o creme com a colher como base.

- Deixe arrefecer até ficar quase solificado e deixe no frio até ao dia seguinte.




- Um pouco antes de servir, polvilhe a superfície com granulado de chocolate ou outro enfeite a gosto. Coloque a forma num prato e abra cuidadosamente a mola até separar todos os lados e retire.

Agora é só deliciar-se com esta maravilhosa tarte. Faz um sucesso nas festas.





Notas: esta tarte deve ser feita no dia anterior a ser consumida ou umas 12 horas antes.

A Cuajada é um pó que apenas se vende nos supermercados em Espanha e em Portugal, no supermercado do El Corte Inglês.

Diminuí a quantidade de natas e aumentei a de leite á receita original, para não ficar com meio pacote de natas sem uso e além disso não há qualquer diferença no sabor.

20 comentários:

  1. Esta tarte é uma bomba calórica Amiga...eu tb gosto muito o resto do pessoal é que nem por isso.
    Manda aí uma fatia
    Bjs
    Abelha Maia

    ResponderEliminar
  2. Fica sempre linda e apetitosa essa tarte!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Elsa acredita que ainda não a fiz, mas tb qd fizer é pela tua maneira de fazer, concordo contigo, quero lá 1/2 pacote a ocupar o frigorifico heheh e depois ela é tão linda, tão linda...beijinho

    ResponderEliminar
  4. e se em vez de usar cuajada usar folhas de gelatina??? e que sou da margem sul e nao me da jeito nenhum ir ao el corte ingles de preposito :-(

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    eu compro sempre em Ayamonte, q passo férias no Algarve.
    Já experimentaram fazer com as folhas de gelatina, mas a tarte desmancha-se quando se desenforma. A melhor ideia é fazer com as folhas de gelatina, mas em vez de fazer em tarte, fazer as camadas dentro de uma taça grande transparente ou num pirex, e tb fica mt bonito em copos altos ou de gelado.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Elsa pode-me dizer porque alterou as quantidades de natas e de leite? É porque fica mais saboroso? Obrigada e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Janine,
    como um pacote de natas tem apenas 200grs, e a receita pedia 250, para não ficar no final com um pacote aberto q depois se ia estragar, pus antes 300grs de leite e 200grs de natas.
    Além desta vantagem ainda fica com menos gordura, por levar mais leite e menos natas.
    Só fiz a receita original a primeira vez, depois passei a fazer sempre assim e fica óptimo.
    Espero ter ajudado. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Andei à procura desta sobremesa e encontrei a tua que achei divinal.
    Não tenho Bimby mas tenho que a adaptar. Tenho que experimentar esta receita.
    Diz-me uma coisa, em vez da Cuajada Royal posso usar folhas de gelatina? É que aquiem Moçambique acho que não vou encontrar disso. :(
    Já agora, para que serve a Cuajada Royal?

    ResponderEliminar
  9. Olá Rita,
    que bom ver-te aqui no meu cantinho.
    Sim, podes usar folhas de gelatina, mas é provável que desmanche um pouco. Eu nunca fiz com as folhas de gelatina, mas sei quem fez e pode acontecer. Aconselho-te a fazeres mas em vez de colocares numa forma de mola ou para desenformar, colocas numa taça grande ou então, fica ainda mais giro, colocas as camadas em taças ou copos altos e assim não há perigo de desmanchar.
    Fazê-la sem a bimby é um pouco trabalhoso, mas o resultado compensa.
    A Cuajada royal só se vende nos supermercados do El Corte Inglés e nalguns Froiz, no Norte. Eu compro em Espanha qdo vou ao Algarve.
    A cuajada ajuda a solidificar mais depressa os pudins e semifrios.
    Boas experiências e espero que corra bem. Qualquer dúvida, dispõe.
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde Elsa,
    Numa das minhas pesquisas da net encontrei esta tarte que me pareceu deliciosa e resolvi meter mãos à obra.
    O aspecto ficou excelente mas cá em casa acharam-na muito enjoativa.Agora tenho ali uma tarte quase inteira e não sei o que lhe fazer. Sabe se se pode congelar?
    Obrigada desde já!

    ResponderEliminar
  11. Boa noite,
    sim, creio que pode congelar, cortada em fatias individuais, e assim qdo quiser é só deixar descongelar. A bolacha pode é ficar um pouco molhada...
    Uma sugestão, se acharam enjoativa, da próxima vez, não coloque açúcar. Fica apenas com o doce dos chocolates.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Olá,
    Não tenho Bimby e já fiz esta sobremesa por 2 vezes. Também adoptei a receita da Elsa, diminuindo as natas e aumentando o leite. 300g de leite traduzido para quem não tenha bimby, significa sensivelmente 300ml, por isso é fácil. O resto é igual... Deu um pouco de trabalho, mas foi um sucesso... houve mesmo quem não acreditasse que a tivesse feito! :D

    Cumprimentos,
    Pedro

    ResponderEliminar
  13. Pedro, os meus parabéns.
    Esta receita sem Bimby é um pouco complicada, mas o resultado final compensa o trabalho que dá.
    É daquelas tartes que se comem com os olhos e quando provamos, o sabor não se fica atrás.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Elsa de facto deu algum trabalho... mas no fim compensou ao ver a cara de satisfação dos amigos :)

      Já enviei o link para partilhar!

      Pedro

      Eliminar
  14. boa noite,

    fiquei fa desta tarte, ainda não fiz, no entanto gostava de saber se alguem sabe se o ágar ágar, pode ou faz um efeito semelhante ao da cuajada.
    obrigado ;)

    ResponderEliminar
  15. A receita é fantástica. Acho que não vou ter problemas em encontrar a cuajada porque sou raiana... No entanto, como não tenho bimby gostaria de saber se aos misturar a cuajada com os restantes ingredientes se o tenho de fazer ao lume...Agradeço uma orientação,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,
      sim, quando juntar a cuajada aos outros ingredientes deve levar essa mistura ao lume, mexendo bem até começar a engrossar.
      Boa sorte!

      Eliminar
  16. olá! provei esta receita há um ano e fiquei tão fã que não resisti e tive que a encontrar na net. No entanto tenho um problema, fui ao corte inglês e fui informada que deixaram, pelo menos por agora, de importar a cuajada. Terei mesmo que me contentar com gelatina. Pode-me recomendar a quantidade a utilizar?
    Muito Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou ser sincera, nunca fiz sem a cuajada, mas sei que muita gente faz com a gelatina neutra, folhas de gelatina ou agár-agár.
      Creio q pode seguir os mesmos passos e adicionar um pacotinho de gelatina neutra em cada camada, ou 4 folhas de gelatina dissolvidas em água ou leite morno por cada uma.
      Que pena que o Corte Inglês deixou de vender, era um dos sítios em Portugal onde muita gente comprava a cuajada. Espero q a Royal ganhe juízo e passe a vendê-la cá, como vendem os outros produtos.
      Espero q corra bem.
      Beijinhos.

      Eliminar
  17. Boa tarde, uma amiga disse-me que o pingo doce já vende a cuajada. Eu compro sempre no centro comercial na portela de sacavém. Tem sempre :-) bjinhos

    ResponderEliminar

Obrigado por comentar na minha cozinha.